8º Café do Empresário ACIME

sexta, 27 de setembro de 2019

A 8ª edição do Café do Empresário 2019 aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, 26/09, na ACIME. Mais de 70 pessoas participaram do encontro e puderam interagir e assistir a uma palestra sobre desenvolvimento local e competitividade das empresas com o vice-presidente para desenvolvimento regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Mario César Costenaro.

Mário César frisou em sua palestra a importância do associativismo como forma de fortalecer o empresário para incentivar competitividade. “É importante que o empresário e a própria associação entendam a grande ferramenta que o associativismo é pra junção de todo o setor empresarial no sentido de estruturar todo seu desenvolvimento”, afirmou ele.

Frisou também que a competitividade setorial em que os empresários se reúnem pra formação de mão de obra, pra promoção de vendas, para realizar viagens técnicas e para fazer uma competitividade mais sensível e estratégica permite que seja possível preparar o território pra se desenvolver nessa estreita ligação entre o desenvolvimento da cidade e o desenvolvimento das empresas.

O palestrante falou também a respeito da importância da inovação para as empresas. “Quando a gente pensa em inovação, a gente é dirigido rapidamente pra questão da inovação tecnológica e, na verdade, inovação vai além. É a mudança de comportamento, mudança de pensamento. Devemos inovar na forma de pensar pra entender os impactos positivos e negativos que esse desenvolvimento tecnológico vai ter nas empresas e nos negócios locais”, completou ele.

Os participantes do 8º Café do Empresário tiveram ainda a oportunidade de trocar cartões, ampliar e melhorar o networking e saborear um delicioso café colonial, que é oferecido em parceria com o SICOOB.

SOBRE O PALESTRANTE Mario César Costenaro é Arquiteto na Costenaro Arquitetura e Urbanismo S/S Ltda. Cursou Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Paraná. É pós-Graduado em Administração Empresarial – Administração para Administradores pela FUNIOESTE/Paraná e pós-graduado em Especialização em Gestão da Construção pela UNIOESTE/Paraná, foi Professor da Disciplina de Desenho Urbano de cursos de pós-graduação da FAG e da FASUL. Foi presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo, presidente da Associação Comercial de Toledo – ACIT, presidente da CACIOPAR e também foi presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento. Atuou como membro do Conselho Superior da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, e foi Membro do Conselho Deliberativo do SINDUSCON Oeste Paraná. Hoje é Vice-presidente para Desenvolvimento Regional da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.

SOBRE O EVENTO O Café do Empresário tem o objetivo de fortalecer, integrar e unir a classe empresarial. A cada edição a ACIME tem a preocupação de trazer um convidado para falar sobre temas relevantes para os empresários de Medianeira. O Café busca promover o fortalecimento e união da classe empresarial, proporcionando aos associados o acesso a informações que venham a colaborar para o desenvolvimento de seus empreendimentos.