COVID-19 - AÇÕES DA ASSOCIAÇÃO

segunda, 06 de abril de 2020

Há quase 50 anos, a ACIME tem atuado em favor das empresas e do setor produtivo de Medianeira. E nos momentos de crise é que intensificamos nossos trabalhos para defender os interesses de nossos associados e da comunidade.
Neste momento de crise, gerado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), nos mantemos ativos, sempre buscando a melhor forma para a retomada do comércio sem prejuízos à saúde da população, dos empresários e colaboradores.
Nossos diretores e colaboradores estão trabalhando intensamente, fazendo reivindicações, solicitações e sugestões aos mais diversos setores e entidades.
Veja abaixo algumas das medidas já tomadas pela Associação Empresarial de Medianeira para contenção e/ou minimização da crise nas últimas semanas:

•    Na segunda-feira (23/03), logo após os decretos de fechamento do comércio de Medianeira, participamos da reunião encabeçada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com a participação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unimed regionais, diretores de hospitais, e algumas Associações Empresariais em que os assuntos foram as medidas de prevenção ao Covid-19 e para minimizar o caos social e econômico.

•    A ACIME participou também de uma reunião com o Prefeito Ricardo Endrigo, com a médica coordenadora de Epidemiologia do município, Jacilene da Costa, e o médico da Rede Municipal de Saúde e coordenador do Samu, Fernando Rossi, onde foi sugerida uma quarentena verticalizada, pois a Associação entende a grave consequência econômica que a quarentena horizontal já está causando. Na ocasião, o Prefeito disse que aguardava orientações do Ministério da Saúde para que essa mudança fosse possível.

•    A Associação Empresarial, na tentativa de amenizar alguns efeitos econômicos do Coronavírus em nossa região, protocolou ainda em março, um ofício na Prefeitura de Medianeira, solicitando, à Administração Municipal, a adoção de medidas de cunho econômico que visem mitigar as consequências e efeitos danosos da crise em nossa economia.

•    Juntamente com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), e outras entidades do setor produtivo, foi elaborado e enviado um manifesto com sugestões e reivindicações econômicas diante dos desafios que os empresários têm enfrentado em razão do enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. O documento foi protocolado nesta sexta-feira junto ao Governo do Paraná. Acesse o documento na íntegra aqui.

•    Nossa presidente, vice e diretores tem participado também, constantemente, de reuniões pontuais para tratar sobre o retorno das atividades produtivas das empresas com entidades regionais e estaduais. Esses encontros contam com a participação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Todas essas reuniões têm acontecido no intuito de fazer uma negociação para a retomada das atividades sem que isso cause prejuízo para a saúde dos comerciantes e população.

•    A ACIME também disponibilizou um canal de comunicação tira-dúvidas para os associados, através do WhatsApp, no qual os associados tem entrado em contato para saber mais sobre questões como os novos decretos, leis e assuntos pertinentes à associação.

•    Disponibilizamos, também, atendimento especializado para as linhas de crédito Fomento Paraná e Garantioeste, com uma agente exclusiva atendendo às demandas.

•    Além disso, a ACIME está engajada em atualizar seus associados e todos os empresários da região com informações atualizadas e confiáveis, disponibilizando, constantemente, através dos diversos canais da ACIME (Instagram, Facebook e Site), a produção de conteúdo especiais sobre o Covid-19, novos decretos, leis e informações relevantes ao empresário.

•    A ACIME está participando, também, do comitê de crise do Covid-19 em Medianeira e colaborando com a elaboração da proposta do Plano de Contingência para a Abertura do Comércio que será enviada ao Ministério Público ainda nessa semana.

Estamos juntos e seguiremos juntos para superar a crise.

Juntos Somos Mais