Médicos de Medianeira investem em equipamentos de última geração Começam a sair do papel as propostas para concretizar o polo microrregional da saúde

terça, 10 de março de 2015

Médicos de Medianeira investem em equipamentos de última geração Começam a sair do papel as propostas para concretizar o polo microrregional da saúde

   A área da saúde vem se desenvolvendo e se aprimorando em Medianeira, caminhando para tornar o município referência e um polo regional de saúde.
   Há dois anos a Acime e a Unimed visualizaram juntamente com os profissionais da saúde, um grande potencial para este setor no município, principalmente pelo fato da cidade fazer parte de uma microrregião que possui aproximadamente 200.000 habitantes.   Através disso, criou-se o Núcleo de Medicina de Medianeira, que reúne clínicas, hospitais e médicos do município, com a proposta de contribuir para a capacitação de todos os profissionais, fortalecimento e humanização do setor da saúde.
   Após muito trabalho, essas propostas começaram a sair do papel e tornam-se realidade com os equipamentos de última geração que vários médicos estão trazendo para o município. O exemplo disso é o aparelho de Ultrassonografia que realiza o exame de Elastografia Hepática (ARFI) e o aparelho de Biometria Ocular por coerência óptica.
   A técnica do exame de Elastografia Hepática substitui a biópsia e é indicado para pacientes com suspeita de Cirrose Hepática e portadores do vírus da hepatite B e C. Esse novo exame é rápido, não invasivo, possibilita o resultado na hora e já está disponível para realização em Medianeira.
   Já o aparelho de Biometria Ocular por coerência óptica apresenta tecnologia mais atual, garantindo um exame não invasivo e com menor margem de erro entre todos os aparelhos de biometria existentes.
   O aparelho realiza medidas ópticas automáticas no eixo visual utilizando tecnologia de reflectometria óptica de baixa coerência, faz medidas do comprimento axial, tamanho pupilar, espessura corneana, profundidade da câmara anterior, espessura da catarata, espessura retiniana, medida do tamanho da córnea, excentricidade do eixo visual e profundidade do humor aquoso, e utiliza estas nove medidas para calcular o grau da lente intraocular ideal em cada olho de maneira personalizada, possibilitando resultado pós-operatório preciso e maior independência do uso de óculos pelos pacientes que precisam ser operados de catarata ou implante de Lentes Multifocais.
   Com o aparelho de Biometria Ocular por coerência óptica, Medianeira torna-se uma das poucas cidades do interior do Paraná a contar com nova tecnologia para realização desse exame.
   De acordo com o presidente do Núcleo de Medicina de Medianeira, Dr. Evandro Baggio, as aquisições de equipamentos de última geração estão sendo feitos para melhor atender a todos. “Isso traz para Medianeira evidentes benefícios para os pacientes, como: qualidade, segurança no atendimento, facilidade nos diagnósticos e tratamentos que poderão ser realizados aqui na cidade”, explica Dr. Evandro.
   Além desses benefícios,  os investimentos em equipamentos vêm para  facilitar a vida da população da microrregião que muitas vezes precisava se deslocar para cidades mais distantes em busca de certos atendimentos, tratamentos e exames que agora são oferecidos em Medianeira.
   O Dr. Evandro pontua que além de investir em tecnologia é importante que o setor da saúde qualifique e capacite as equipes de atendimento, principalmente de recepção e pronto atendimento, para que assim Medianeira consiga realizar e oferecer um trabalho eficaz e de qualidade. “Para os próximos 10 anos almejamos atingir os nossos objetivos que são o de uma medicina de excelência e mais humanizada, e de melhorar ainda mais os atendimentos no setor da saúde, concretizando assim o polo microrregional de saúde”, finaliza o presidente do Núcleo de Medicina de Medianeira.
Fonte:

Galeria de Fotos